No mundo de hoje, existe um número enorme de calculadoras produzidas, que diferem umas das outras não só em tamanho mas também nas funções que desempenham. É evidente que quando os fabricantes trazem toda esta variedade ao mercado, há grupos muito específicos de consumidores que escolherão a calculadora que melhor se adapta às suas necessidades de todas as opções.
As calculadoras podem ser divididas nos seguintes tipos:
Pocket – pequenas calculadoras que pode levar consigo para onde quer que vá,
Secretária – calculadoras ligeiramente maiores, ideais para utilização, por exemplo, no local de trabalho, por pessoas que efectuam um grande volume de cálculos,
Calculadoras de impressão – calculadoras de secretária com unidade de impressão integrada, que imprime cálculos, subtotais e gráficos sobre uma linha de papel,
Calculadoras em linha.
Por falar em funções, todos os modelos disponíveis podem ser categorizados como o tipo de calculadora discutido abaixo.
Calculadoras simples:
As calculadoras simples efectuam os cálculos aritméticos habituais (adição, subtracção, divisão e multiplicação) mais algumas funções extra, tais como percentagens e cálculos de raiz quadrada. Estas calculadoras são normalmente pequenas em tamanho e peso.
Calculadoras de contabilidade:
Como o nome sugere, este tipo de calculadora é concebida para ser utilizada por contabilistas e caixas. Em geral, a sua principal função é calcular profissionalmente as quantias de dinheiro.
As calculadoras de contabilidade são predominantemente concebidas em estilo de secretária, com teclas grandes, um visor maior, talvez com ‘000 teclas’, e suportam um maior número de dígitos do que outras calculadoras. Estas calculadoras incorporam frequentemente funções de arredondamento, e têm funções contabilísticas adicionais: “verificar e corrigir” (permite não só visualizar as acções realizadas mas também fazer alterações às mesmas), “comprar-vender-lucro” (calcular custo, preço ou margem sobre dois parâmetros), calcular sobretaxas, calcular e adicionar/subtrair IVA, calcular totais para todas as transacções, conversões de moeda.
Calculadoras de engenharia:
Um tipo mais sofisticado de calculadora concebida para uma gama de cálculos de engenharia e científicos. Tais calculadoras podem fazer cálculos com prioridades de operação e parênteses, por vezes permitir cálculos com fracções, calcular funções elementares, e suportar muitos outros cálculos (estatísticos, trigonométricos, etc.).
Uma calculadora de engenharia pode suportar mais de uma centena de funções, e por isso contém normalmente um maior número de chaves, muitas vezes o dobro ou o triplo.
Calculadoras financeiras:
Em geral, trata-se de uma subespécie de calculadoras de engenharia que são concebidas para cálculos financeiros tais como o cálculo de anuidades, descontos, reembolsos de empréstimos, fluxos de valores presentes e similares. Com base nestas características, é adequado para funcionários bancários e profissionais das finanças.
Calculadoras programáveis:
As calculadoras programáveis podem ser descritas como sofisticadas calculadoras de engenharia em termos das suas capacidades. Podem desempenhar as mesmas funções, além de cálculos complexos recorrentes e programas definidos pelo utilizador. Estas calculadoras têm mais de 10 registos de memória, frequentemente equipados com interfaces para dispositivos externos, tais como um computador. Estão também equipados com memória externa, actuadores e sensores de hardware. As calculadoras programáveis mais funcionais poderiam até ser categorizadas como simples computadores portáteis, mas a sua principal diferença são as funções altamente especializadas que desempenham.
Calculadoras gráficas:
As calculadoras gráficas são todas programáveis mas diferem das calculadoras gráficas na medida em que têm um visor gráfico. Estas calculadoras podem suportar comandos gráficos de função, e também podem exibir imagens.
Consequentemente, o mercado das calculadoras modernas oferece uma riqueza de modelos e funções que se adaptam a cada ocasião.