Saiba como consultar saque emergencial do FGTS: Calendário

Você quer saber tudo sobre como consultar saque emergencial do FGTS e o saldo, mas não sabe como? Continue lendo esse artigo e fique por dentro de todas as novidades sobre esse assunto.

Estamos vivendo tempos difíceis, e justamente para que a economia continue girando e possamos ter o poder de compra e pagamento de dívidas, mais uma vez acontecerá a liberação de parte do saldo emergencial do FGTS.

Este novo saque está previsto na Medida Provisória nº 946.

A partir do dia 19 de junho, os trabalhadores vão poder utilizar o app FGTS. O saque será 100% digital em contas abertas na Caixa. A expectativa é de que 55 milhões de conta estão previstas para serem abertas.  O dinheiro começa a ser depositado dia 29 de junho nas contas digitais.

O que é o FGTS?

O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), é um fundo criado com o intuito de proporcionar ao trabalhador que for demitido sem justa causa, nesse caso, há a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Dessa forma, todos os meses os empregadores realizam pequenos depósitos monetários, (8% do salário do funcionário contratado) e esse valor permanece na conta do FGTS, sendo liberado em casos especiais.

O somatório de depósitos mensais constitui o saldo do FGTS, que pode ser retirado totalmente após uma rescisão sem justa causa, e em outras situações específicas.

O saque emergencial do FGTS, é uma forma do trabalhador (ativo ou inativo) ter acesso a parte do dinheiro que está na conta de cada funcionário.

consultar saque emergencial do FGTS

Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS?

Os trabalhadores brasileiros que possuem um contrato de trabalho efetivo e formal, que seja regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Trabalhadores rurais, funcionários domésticos, funcionários com contratos temporários, avulsos, safreiros e atletas, são aqueles que tem direito ao FGTS. Trabalhadores que não possuem contrato de trabalho não tem direito a esse benefício.

Quando estará liberado o saque emergencial do FGTS?

Esse novo saque emergencial do FGTS, está previsto para ser liberado a partir da próxima segunda-feira 15/06/2020 até té 31 de dezembro de 2020. No entanto, a liberação deverá ser feita de acordo com um calendário que terá por referência o mês de nascimento do cidadão. Veja abaixo o calendário do saque emergencial do FGTS.

Como saber se tenho saldo para o saque emergencial do FGTS?

Por ser um novo saque, e com um valor maior, algumas pessoas estão se questionando como saber se possuem ou não esse direito ao novo saque.

Para confirmar, você poderá consultar  o saque emergencial do FGTS no próprio site da Caixa, lá você deverá fazer um cadastro e lá você poderá confirmar as suas contas que são vinculadas ao seu CPF.

Consultar saque emergencial do FGTS pelo aplicativo

O App FGTS também servirá para fazer essa consulta, e ele pode ser baixado tanto para iOS como para Android.

Consultar saque emergencial do FGTS por telefone

Consultar o valor do saque emergencial disponível e a data em que o valor será creditado na poupança digital pelo site oficial, pelo número de telefone 111.

Calendário do saque emergencial do FGTS

Datas para crédito em conta poupança digital:

Nascidos em janeiro: 29 de junho
Nascidos em fevereiro: 6 de julho
Nascidos em março: 13 de julho
Nascidos em abril: 20 de julho
Nascidos em maio: 27 de julho
Nascidos em junho: 3 de agosto
Nascidos em julho: 10 de agosto
Nascidos em agosto: 24 de agosto
Nascidos em setembro: 31 de agosto
Nascidos em outubro: 8 de setembro
Nascidos em novembro: 14 de setembro
Nascidos em dezembro: 21 de setembro

Datas que o dinheiro estará disponível para saque e transferência:

Nascidos em janeiro: 25 de julho
Nascidos em fevereiro: 8 de agosto
Nascidos em março: 22 de agosto
Nascidos em abril: 5 de setembro
Nascidos em maio: 19 de setembro
Nascidos em junho: 3 de outubro
Nascidos em julho: 17 de outubro
Nascidos em agosto: 17 de outubro
Nascidos em setembro: 31 de outubro
Nascidos em outubro: 31 de outubro
Nascidos em novembro: 14 de novembro
Nascidos em dezembro: 14 de novembro

Como será feito o saque emergencial do FGTS?

Esse saque emergencial de R$ 1045,00, será feito no mesmo esquema em que foram liberados os saques de R$ 600,00. A Caixa, que é o banco responsável pelo pagamento, informou que aqueles que terão direito a esse benefício deverão esperar um pouco mais para poder receber o valor em espécie.

A princípio, o valor poderá ser usado apenas virtualmente, sendo assim, você poderá usá-lo para pagamentos ou compras online.

Essa medida foi tomada, pensando na segurança da população, pois, dessa forma, não haverá a formação de aglomerações e assim evitará pontos de contágio.

Cerca de 20 milhões das pessoas que terão direito a esse saque, não possuem conta ativa em nenhum banco, então gradativamente e respeitando o calendário que será liberado os trabalhadores receberão o valor do seu saque emergencial do FGTS.

Saque em espécie do valor

Os trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa com saldo, e não possuem conta ativa em nenhum banco, deverão esperar, de acordo com o calendário a data para se dirigirem pessoalmente até a Caixa Econômica Federal e realizarem o saque do valor em espécie.

Caso o trabalhador possua mais de uma conta com saldo, primeiramente será pago os valores das contas inativas, começando por aquelas que possuem menor valor.

Por que o saque emergencial será novamente liberado?

Existem alguns questionamentos do motivo que fez com que houvesse a liberação de um novo saque emergencial do FGTS, principalmente porque esse valor é maior.

Essa medida é uma forma de fazer com que a população encare de forma mais otimista esse período de pandemia e consequentemente diminuição da circulação de dinheiro na economia.

Com esse novo saque, a população terá um novo valor disponível para colocar as contas em dia e também para poder realizar compras, dessa forma haverá dinheiro circulando e assim, a economia será muito mais aquecida.

É importante destacar que se o trabalhador não realizar o saque desse valor, não haverá perdas em seu saldo atual. Caso o valor caia na conta da caixa automaticamente, você poderá recusar o saque até o dia 30 de agosto que assim, este recurso será novamente depositado na sua conta ativa do FGTS.

Canal de atendimento saque emergencial FGTS

Atendimento
0800 726 0207​
Ouvidoria
0800 725 74 74
Para deficientes auditivos 0800 726 24 92
Ouvidoria MTb
158




Leave a Reply